Mistérios da Lousã


Na Lousã existe uma Academia de Bailado, conhecida por todos, onde muitas crianças estudam dança, música, instrumentos, canto, que ganhou merecidamente um lugar de destaque e prestígio na região! Nessa escola, uma iniciativa e um investimento particular de uma estudante adulta de Ballet, têm crescido muitas crianças; as primeiras turmas são hoje adolescentes, cheios de sonhos e ambições, como lhes é próprio da idade! O ensino do Ballet, enquanto disciplina séria e com futuro académico, era totalmente desconhecido na Lousã e abriu muitas portas de futuro para esses jovens. O seu percurso de vida nunca mais será o mesmo, enriquecido por essa aprendizagem pois há uma década atrás, na nossa vila, a cultura era ainda um luxo de alguns que se podiam deslocar a Coimbra! O sucesso deste sonho individual foi de tal forma rápido, que as instalações físicas da escola ficaram pequenas para tanta afluência e para o trabalho que começava a ser necessário fazer, agora já não era apenas um divertimento de final de dia, mas um trabalho com expressão própria e com resultados oficiais na Royal Academy Of Dance, a entidade reguladora e avaliadora do ballet que se pratica na Europa! Os bailarinos da Lousã, conseguiram atingir valores de excelência nos difíceis esquemas de avaliação e cimentaram as bases de uma actividade que veio para ficar! Como resposta a esta necessidade urgente de espaço para a actividade da ABL, surgiu um projecto lindíssimo de uma escola na zona histórica da Vila, nas antigas cavalariças do Palácio que hoje é um Hotel. A indiscutível beleza do prédio veio juntar-se à sua eminente necessidade de reconstrução! Foi, mais uma vez feito um investimento pessoal na compra do edifício, sempre com a esperança de que uma iniciativa tão benéfica para a Lousã fosse por si só uma garantia da sua execução. Já foi pago ao construtor parte das obras, mas o prédio continua a cair, todos os Invernos mais um bocadinho.... As dificuldades burocráticas deste país são avassaladoras, os projectos são constantemente alterados, tudo demora eternidades, e o prédio continua a cair, devagarinho... assim como a esperança de que alguma vez se inaugure a nova Academia de Bailado da Lousã!!
Ficamos sempre com aquela amarga sensação de que nem sempre as mais óbvias necessidades duma localidade são compreendidas por quem de direito. Não se entende esta demora nas aprovações destes projectos culturais, essenciais, fulcrais. Não se entende muita coisa por aqui... no sopé da Serra... há mistérios que ninguém consegue revelar.
Resta-nos a nós, lousanenses, aguardar mais um par de anos, pode ser que entretanto alguém de direito se lembre de que há vontade, há investimentos, há sonhos, falta o resto.
-
-
PS: A título de curiosidade, podem ver neste vídeo um exercício das alunas mais velhas da ABL, na sala exígua onde treinam. De notar que o exercício começa nos balneários, por isso elas aparecem na sala a dançar vindas da rua!!http://www.youtube.com/watch?v=aPHwbbAfabM

Comentários

Nuno disse…
Realmente, é triste ver o estado em que está o edifício.
Anónimo disse…
Lembrem-se que há, em tudo na Lousã, um conceito de protagonismo,arraigado no setor público, o que tem entravado muito boas ações no campo cultural, e não só!!
MARIA JOANA RUAS disse…
A culpa não está na Lousã, foram sempre serviços de Coimbra que travaram este processo...
Filipa Rosa disse…
Mas ninguém conseguirá travar este projecto!! Há demasiadas crianças à espera dele, demasiados sonhos dentro daquelas paredes, muita vontade em levantar aquelas paredes!! Nós vamos conseguir ter aulas de ballet lá dentro!!

Mensagens populares deste blogue

Dia dos Avós

Ter ou não ter cão, eis a questão!

Nogão, Múceres