O Livro que nos une!


Para os mais novos, os que já cresceram com distrações eletrónicas por toda a parte, é difícil entenderem o que os livros significam para certas pessoas, é natural, sempre tiveram alternativas bem mais "fáceis" do que segurar um objecto que pesa, durante algum tempo seguido.
Lembro-me de ser pequena, talvez a entrar na adolescência, e me aborrecer com os dois canais disponíveis na televisão e olhar para a estante de livros da sala resignada... "pronto, lá vai ter de ser... vamos lá ver o que por aqui se arranja...", e lá ia eu na busca do título e capa que me parecessem apelativos ou possíveis leituras para a minha idade. Li muito, muita coisa diferente, ri, chorei, sonhei e nunca parei até ter a primeira filha. Mais tarde, quando tornei a ter tempo e disponibilidade mental, recomecei a leitura e assim tem sido até hoje. Com um bebé praticamente com nove meses, já consigo isolar-me nos meus pensamentos à noite, e dedico-me a ler o que for aparecendo. Policiais, romances, tudo serve para distrair, gosto de todos os géneros, desde que escritos com sabedoria. 
Recentemente surgiu a ideia de criar um grupo de leitores na Lousã que se unissem no objetivo de ler um livro em comum e depois, numa data a definir, se juntassem e conversassem sobre a obra. Uma forma social de ler um livro, as chamadas "tertúlias literárias", que me parece uma boa alternativa às formas comuns de socializar em grupo. Criando regras para os temas e discussões, limitam-se as liberdades do Ego e reaprendemos uma nova forma de estar. Será que vamos conseguir pôr isto em prática? Espero que sim!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia dos Avós

Ter ou não ter cão, eis a questão!

"Somos Solidários?"