Ainda a Mulher...








Quem tem filhas adolescentes hoje em dia sabe o que são tutoriais de maquilhagem. Para quem não está familiarizado com o tema, são vídeos no youtube de raparigas/mulheres que se dedicam à explicação pormenorizada de como fazer uma determinada maquilhagem, utilizando a própria cara como modelo. Teoricamente até parece interessante, nem todas as mulheres sabem como fazê-lo, e no meu caso específico, sou uma autêntica atrasada mental no que toca a produtos de beleza. Fico a olhar para as prateleiras dos hiper-mercados, como se olhasse equações de matemática avançada. Nunca me interessou esse tipo de coisas, e durante muitos anos não precisei. Nem preciso, para falar a verdade. Aborrece-me a ideia de estar à procura da maquilhagem, o tempo que se perde nisso, e o pior de tudo, o facto de ser difícil retirar toda aquela pintura da cara para ir dormir. Sou demasiado prática para conseguir incluir este ritual cansativo no meu dia a dia. 
Voltando aos tutoriais, quem já os viu percebe que a maioria das protagonistas são feias nos primeiros minutos de vídeo, e que só depois de uma boa meia hora a fazer jogos de sombras e pinceladas é que ficam minimamente decentes, mas não um decente natural, um decente plástico e assustador. Perguntei à minha filha que assistia um desses vídeos como é que elas se podem assoar, depois de terminada a pintura... não obtive resposta, porque não há! A maquilhagem não foi feita para pessoas humanas, que têm mucos e lágrimas. Foram inventadas para "embelezar" meninas/mulheres que, sendo feias, ou naturalmente falíveis e borbulhentas, se tornam nuns robots, e tudo isso para agradar a sociedade... 
Sou daquelas mulheres que entende o feminismo de forma mais prática. Fazer o buço, uma depilaçãozita aqui,outra ali, sim, tudo bem. Passar horas a delinear riscos e sombras, carregar a cara de bases e tintas... não. Ninguém merece o esforço, muito menos a sociedade! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia dos Avós

Ter ou não ter cão, eis a questão!

"Somos Solidários?"