8 de Março




Muitas vezes digo em desabafo ou frustração que "quem me dera ser homem!", tudo seria bastante mais fácil e leve. Há uma série de vantagens físicas, emocionais, para se preferir utopicamente ser homem; têm naturalmente mais força, logo, custa-lhes bem menos qualquer tarefa física, não sofrem de alterações hormonais mensais, nem dores regulares, não carregam filhos no ventre, não os expulsam ao fim de 9 meses, não precisam de fazer a depilação se assim o desejarem, não engordam com tanta facilidade, perdem peso rapidamente com meia dúzia de idas ao ginásio, podem nadar sempre que lhes der na real gana. Isto é só aquilo que me lembro assim de repente. Depois, numa outra área mais complexa, a social, nem vamos falar, não é? Já basta de gabarolice rapazes, todos sabemos como é bom ser-se macho por aqui. Isto é daqueles assuntos já tão falados que parece que nos estamos constantemente a repetir, e isso cansa.
Mas, em 2016 tive o meu primeiro filho rapaz, e pensei, "bom, agora vamos lá ensinar este exemplar masculino de como um homem deve ser!", e estou convicta de que irei fazer um bom trabalho. Ainda é quase um bebé, mas já anda e come sozinho, faz xixi e cocó na sanita, consegue procurar no youtube a "Masha e o Urso", já tem um nível de independência bastante bom. No entanto, as irmãs nunca precisaram de companhia para adormecer, nunca me obrigaram a ficar ali deitada de dedos entrelaçados nos delas, a olharem-me profundamente para adormecerem. Nunca me chamaram "a minha mamã", sempre foram emocionalmente mais livres e curiosas, prontas para ir e aprender, resistentes a qualquer contrariedade e mais seguras de si. Ele precisa de mim, e não se roga em exigir Mãe. Tanto está a chutar a bola e a correr como se agarra às minhas pernas e pede colo. E é aqui que eu vejo a diferença entre a mulher e o homem, naqueles olhos azuis atentos a qualquer "balhúilho" que ouça, quando está para adormecer. As mulheres já nascem com uma camada de verniz duro e impermeável, preparadas para adormecer sozinhas desde bebés. Os homens são frágeis criaturas dentro de corpos mais robustos que a alma que carregam, são fortes fisicamente mas não o sabem quando ainda são pequenos. Precisam que a Mãe os convença disso, que lhes dê um abraço quando os monstros não saem debaixo da cama, lhes garanta que está tudo bem, e lhes mostre que não há nada a temer. Uma Mulher olharia logo para ver se lá estava de facto alguma coisa, tirando logo a limpo porque estava na hora de dormir e "já se faz tarde"! 
Feliz dia da Mulher e dêem muito colo aos vossos rapazes, as mulheres do futuro agradecerão!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia dos Avós

Ter ou não ter cão, eis a questão!

"Somos Solidários?"