Queques de Laranja

Para desanuviar um bocado, e como hoje o sol decidiu aparecer e alegrar um pouco a Lousã, aqui vai uma receita muito boa de queques de laranja. Aprendi a fazê-los num dia em que fiquei em casa em serviço de enfermagem, enquanto via/ouvia o canal SIC Mulher... onde passa um programa muito interessante de culinária de uma senhora inglesa que lambe os dedos enquanto cozinha, o que me fez logo gostar imenso dela, pois tenho o mesmo hábito... :)
Então, a receita em si é rudimentar, e faz-se num abrir e fechar de olhos! Dentro de uma tigela juntamos:
-250 gr açúcar,
-250 gr de farinha,
-250 gr manteiga amolecida,
-4 ovos,
-4 colheres de sopa leite,
-raspa de uma laranja
Tudo misturado, bem batido, (eu até faço na batedeira eléctrica que tem uma taça incorporada e bate sozinha a massa). Depois colocamos a massa em formas de papel, sim papel, não, não pega fogo!!, que pomos dentro de formas idênticas, mas de metal! Há uns tabuleiros próprios para queques, com os buraquinhos para as formas de papel, ainda é mais prático! O forno pré-aquecido a 200º e pronto. É só espreitar quando começar a cheirar bem, pois cozem rápido!!
A senhora da TV ainda acrescenta uma cobertura colorida e decorada com enfeites comestíveis, mas sinceramente, eles são bons de qualquer maneira.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia dos Avós

Ter ou não ter cão, eis a questão!

"Somos Solidários?"